sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"O MEU QUINTO MARIDO"


Tem presentemente 81 anos, reformou-se com 79 anos. A partir desta época, é que nos começámos a conhecer melhor. Estamos juntos dia a dia e, cheguei à conclusão que este é de longe o meu melhor marido.

Amigo, atencioso, sempre pronto a amparar-me. Penso que eu agora é que estou mais maçadora, rabugenta e muitas vezes com pouca paciência. Como a Vida dá voltas!!

Como se chama o meu actual marido? Henrique Manuel do Canto Lucas

Dedico aos meus filhos e netos tudo o que escrevi. Para eles tenho uma mensagem: tenham sempre fé e nunca deixem de ACREDITAR...

"O MEU QUARTO MARIDO"


Em 1979 regressámos à Figueira da Foz e, cá me esperava o meu 4º marido o Lucas. Foram os anos piores do meu casamento.

Temos de ter ser uma certeza a vida dum casal tem momentos duros. Pensando bem houve uns periodos que nem quero recordar. É preciso força, compreensão, amor pelos filhos e, alicerces que trazemos da nossa vida de solteiros. Será melhor passar no tempo!!!

"O MEU TERCEIRO MARIDO"

Em Julho de 1975 desembarquei com a minha Mãe e os meus filhos na Cidade do Rio de Janeiro,onde nos esperava o meu 3º marido, Canto. De novo uma Fábrica de papel ia ser construída e, ali estávamos para um contracto de 4 anos, dois passados no Rio os outros no Estado do Espirito Santo, em Vitória, mais propriamente no Coqueiral.

Felizmente fomos viver para um andar onde encontrámos como vizinhos a Familia Salgado, foi a mão de Deus, pois tão longe de todos, em que um Oceano nos separava, nem sei com posso definir o quanto lhes devemos em companhia, apoio e amizade. Infelizmente, já quando estávamos em Portugal o nosso amigo Mário deixou-nos, foi como se perdessemos um irmão.

Esta época não foi fácil para nós os dois, além do muito trabalho a adaptação foi dura. Mas lá nos fomos amparando um ao outro e, como casal foi a nossa melhor fase...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"O MEU SEGUNDO MARIDO"

Na Praia da Claridade entrei em contacto com uma vida bem diferente da que tinha em Lisboa, o meu marido Manuel vivia para o trabalho, pois estavam a construir uma Fábrica de Celulose.

Encontrei pessoas muito interessantes entre Canadianos, Suecos, Suiços, a minha especial amiga Tita, e o meu amigo muito muito querido Pimentel, de quem tenho umas saudades imensas. Aos fins de semana, duma maneira geral tinhamos festas, convívios, enfim não parávamos, era diferente do meu anterior casamento.

Mudámos para uma outra casa, onde na verdade construimos uma Familia, com todos os residentes do prédio.

Fui Mãe de novo em 1968, apareceu-nos a Helena (Nena) tive sempre o desejo de ter uma filha, Deus deu-me esse presente.

A Fábrica foi inaugurada, começou uma rotina e,para variar os problemas começaram a aparecer, os filhos felizmente compensavam tudo, mas não estava a ser fácil...

"OS MEUS CINCO MARIDOS"


Casei com o Henrique em 1959 numa Capela a poucos Kms da Cidade de Aveiro. Partimos para Lisboa entre gritos de adeus e, sejam felizes. Com os meus 24 anos, estava confesso, fora do Mundo, tudo era côr de rosa e, nem senti saudades do que deixava para tràs.

Tinhamos, como dizia o avô do meu marido, uma casa nova tudo novo até a mulher era nova, ele era engraçado e, uma figura curiosa.

Em todos os casamentos, principalmente naquela época, tinha de haver uma adaptação, às vezes um pouco complicada pois os feitios e, costumes têm de ser ajustados mas, sentia-me "importante" nas minhas funções como dona de casa.

Enfim entre altos e baixos uma discussão, por outra, em que eu dizia que era óptimo quando fazíamos as pazes, tudo seguia normalmente.

Fui Mãe em Outubro de 1963, é uma sensação indiscritivel, mas depois do parto quem parecia que tinha tido a criança era o Henrique, deitava-se, não podia fazer barulho pois Sua Exª. estava estafado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em 1965 viemos viver para a Figueira da Foz, tinha o nosso filho Miguel 2 anos e, encontrei o meu 2º marido...