terça-feira, 13 de julho de 2010

VISITA DO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA


Recordo também que no Ano de 1941 o General Oscar Fragoso Carmona, Presidente da Répubica, visita os Açores.
Em plena Guerra este acontecimento pareceu algo estranho. Segundo cronistas da época havia duas versões:
  • a primeira seria o facto do Governo ter tido conhecimento de que os alemães viriam para Lisboa e, assim o nosso Presidente seria o primeiro a deixar a Capital;

  • a segunda seria o facto de haver suspeitas de que os Americanos, por uma razão estratégica, pensariam ocupar a Ilha de Santa Maria.

Verdade ou não a viagem fêz-se e o nosso simpático Presidente desembarcou no Cais do Pico, vindo depois por terra para a Vila da Madalena para embarcar para a Ilha do Faial num iate chamado Ribeirense.

O vosso Bisavô, na época Comandante da Legião Portuguesa, trouxe para o Pico um Contingente, para formar uma Guarda de Honra. Convidou Sua Exa. para passar revista às tropas e para em seguida ir à Câmara Municipal. O presidente Carmona anuiu a todos estes pedidos com grande contrariedade dos elementos do protocolo, visto nada disto ter sido programado.

Nota curiosa: Em 1943 sem o conhecimento das autoridades da Ilha Terceira o Governo autorizou que os Ingleses se instalassem nas Lages, onde constuiram a sua Base, pouco tempo depois os Americanos seguiram-lhe o exemplo, e assim nasceu a famosa Base das Lages.

Vitorino Nemésio escritor, nascido na Ilha Terceira dizia: "Que os Picoenses eram a nata dos Açores", outro Historiador acrescenta:

"SE OS PICOENSES SÃO A NATA DOS AÇORES OS AÇOREANOS SÃO A NATA DO NOSSO PAÍS"!