quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O MEU AVÔ MATERNO



Nasceu na Ilha de São Jorge, de lá cruzou o Atlântico duas vezes, rumo aos Estados Unidos. Não sei precisar a data em que foi residir para a cidade da Horta, já casado e, com quatro filhos. Chamava-se João Silveira Borges Jr., mas para nós era simplesmente o NICAS.

É raro o dia em que não me lembre dele, e já passaram tantos anos!

Nunca foi um Homem daquela época, pois brincava connosco de igual para igual, era um amigo, um companheiro, estando sempre presente nos bons e maus momentos. Lembro-me, nas noites de grandes tempestades em que a minha irmã lhe dizia:"Nicas dá-me a tua mão", e ele ali estava sempre pronto a amparar-nos e ao mesmo tempo a transmitir-nos uma confiança tão grande que eu ainda hoje não sei explicar.

Sinto que com o seu exemplo de bondade nos ajudou muito a seguir na Vida com coragem, determinação e muito Amor.

Nos meus 14 anos, numa manhã, igual a tantas outras, vim vê-lo fazer a barba e pentear o seu bonito e farto bigode. Não sei porquê perguntei-lhe:"Nicas estás a pôr-te tão bonito", não hesitou na resposta: "Sabes minha neta que vou hoje fazer uma grande viagem", confesso que não liguei muito ao que me disse, e o dia continuou. Nessa noite, dia 27/01/1948, deixou-nos para sempre.

Foi nessa altura que conheci ou melhor me encontrei com a palavra SAUDADE. E, mais uma vez aqui estou a meio da noite recordando o meu muito querido Avô Nicas.

Hoje escrevo para os meus netos, oxalá um dia, também possam pensar da mesma maneira, da Bikas (como me chamam ) e do avô Iquis. Eu Acredito que isso irá acontecer.

5 comentários:

  1. Eu não tenho as menores dúvidas que eles vos adoram MUITO e que têm um grande orgulho na avó Bikas. Têm a sorte e a felicidade de crescer nutridos pelo carinho dos avós e pela sua devoção de uma avó que é uma fonte de sabedoria e uma orientação de vida pela experiência adquirida. Por isso, colhem todos os tipos de AMOR - a melhor herança que podemos ter.

    ResponderEliminar
  2. Nem sei como te posso responder,pois tu na "escrita" levas-me um grande avanço!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa mãe!
    Estou a adorar ter uma mãe tão "cibernauta"!
    Continue a escrever as suas recordações, a mãe é um exemplo de vida. Quando for grande quero ter a mesma abertura. Quem sabe vou passar férias à lua?!
    Beijos
    Nena

    ResponderEliminar
  4. Mas que mania tu tens de querer passar férias na LUA, deve ser tão escuro!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Por vários motivos, entre eles o apoio aos Pais, Filhos e Neta com as respectivas deslocações até eles, tenho andado arredada destes nossos contactos. Só agora pude ler a descrição da sua vida polígama e gostei muito não deixando de ficar um bocadinho decepcionada com o facto de ter saltado por cima dum período óptimo da vida do casal, no Espírito Santo, do qual eu sou testemunha e acompanhei com grande gosto e de que guardo muito boas recordações.
    Devia assim ser o título: Os meus seis maridos!
    Bjo

    ResponderEliminar